A temporada 2025 começou para o Vasco da Gama com uma série de pautas importantes tanto dentro quanto fora de campo. O clube encara o novo ano com negociações financeiras em andamento, reforços encaminhados e planejamento para melhorar sua estrutura e elenco.

Venda da SAF: busca por investidores
O Vasco ainda não recebeu uma proposta concreta para a venda de sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF), mas segue em conversas avançadas com potenciais interessados. Os principais nomes são o grego Evangelos Marinakis, proprietário do Olympiacos e do Nottingham Forest, e o italiano Andrea Radrizzani, ex-dono do Leeds United.
O clube está na fase de due diligence com Marinakis, analisando os aspectos financeiros e patrimoniais do Vasco. As conversas devem avançar nos próximos dias de janeiro, com a expectativa de um desfecho positivo para atrair novos investimentos.

Contas e recuperação judicial
Antes do Natal, o Conselho Deliberativo aprovou o pedido de recuperação judicial, um passo importante para a gestão de Pedrinho, que busca atacar as dívidas de forma mais eficaz. O Vasco estima um passivo entre R$ 1,2 bilhão e R$ 1,4 bilhão, de acordo com um estudo do escritório Alvarez & Marsal, contratado para prestar consultoria ao clube.
A recuperação judicial permitirá ao Vasco pausar execuções financeiras, negociar com credores e reestruturar suas finanças. Pedrinho declarou que, com recursos vindos de cotas de TV, premiações do Campeonato Brasileiro e outros acordos, o clube tem garantias financeiras para operar de forma autossustentável até março.
“A medida cautelar nos deu um respiro. Isso gerou muita gasolina para o início da temporada, garantindo mais três meses de estabilidade financeira”, afirmou Pedrinho.
Reforma de São Januário
A modernização de São Januário segue como um dos grandes projetos do Vasco, mas ainda não tem previsão para começar. O clube está criando uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para emitir e vender os recursos do potencial construtivo do estádio.
O Vasco já tem um acordo avançado para vender a maior fatia desse potencial construtivo, com negociações em fase de troca de documentos. Outras cartas de intenção também foram assinadas, com valores menores, mas importantes para viabilizar o projeto.

Reforços e movimentações no mercado
No campo, o Vasco já encaminhou as contratações do goleiro Daniel Fuzato, dos zagueiros Lucas Oliveira e Lucas Freitas, e do volante Tchê Tchê. Apesar das chegadas, a diretoria segue em busca de um zagueiro para ser titular e de um atacante de lado de campo, que são apontados como as principais necessidades do elenco.

A expectativa é que o Cruz-Maltino continue ativo no mercado para fortalecer o time para a temporada, que terá como foco as competições nacionais e a busca por resultados expressivos.
