A Seleção Brasileira terá um calendário movimentado em 2025, com dez jogos previstos, sendo seis válidos pelas rodadas finais das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A prioridade do técnico Dorival Júnior será garantir a classificação direta para o Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.
Classificação e situação atual
O Brasil encerrou 2024 na quinta colocação das Eliminatórias, com 18 pontos em 12 rodadas. Com apenas seis jogos restantes, a Seleção precisa manter o desempenho para se garantir entre os seis primeiros, que se classificam diretamente. Atualmente, o Brasil está:
- 1 ponto à frente do Paraguai (6º lugar, 17 pontos);
- 5 pontos acima da Bolívia, que ocupa a 7ª colocação, posição que leva à repescagem mundial.
A Argentina, atual campeã mundial, lidera a tabela com 25 pontos, seguida por Uruguai (20), Equador (19) e Colômbia(19).
Jogos do Brasil em 2025 pelas Eliminatórias:
- Março (20 e 25):
- Brasil x Colômbia
- Argentina x Brasil
- Junho (5 e 10):
- Equador x Brasil
- Brasil x Paraguai
- Setembro (4 e 9):
- Brasil x Chile
- Bolívia x Brasil
As cidades e estádios ainda serão definidos, mas a CBF planeja realizar o jogo contra a Colômbia em Porto Alegre, como uma homenagem ao Rio Grande do Sul, que enfrentou graves enchentes em 2024.
Amistosos no final do ano
Após o término das Eliminatórias, em setembro, o Brasil terá duas Datas Fifa em outubro e novembro. O planejamento é realizar quatro amistosos, possivelmente longe do país, para dar ritmo à equipe antes da preparação final para a Copa.
Próximos passos
A primeira convocação de Dorival Júnior para 2025 está prevista para o início de março, quando o Brasil inicia sua caminhada decisiva rumo à classificação para o Mundial.