O jovem tenista João Fonseca vive um início de temporada impecável. Com 18 anos, o carioca soma dez vitórias em dez partidas disputadas em torneios do nível Challenger em 2025 e perdeu apenas um set até aqui. Agora, ele parte para sua terceira campanha do ano, desta vez no saibro de Estoril, em Portugal.
Campeão em Camberra, na Austrália, e Phoenix, nos Estados Unidos, Fonseca chega ao Estoril motivado para manter os 100% de aproveitamento. Atual número 65 do ranking da ATP, o brasileiro estreia nesta quarta-feira (30), por volta das 14h30 (horário de Brasília), contra o holandês Jesper de Jong (93º do mundo).
No Challenger 125 de Camberra, João venceu todos os jogos em sets diretos, incluindo a final contra Ethan Quinn, com parciais de 6/4 e 6/4. Em Phoenix, num torneio de nível 175, o único set perdido foi para Jan-Lennard Struff nas oitavas. A final, diante de Alexander Bublik, foi vencida por Fonseca após dois tiebreaks, demonstrando frieza e consistência.
Agora, o desafio é no saibro, superfície que exige adaptação. No entanto, o momento técnico e emocional do tenista brasileiro indica que ele pode, sim, brigar pelo título em Portugal. Mais do que os troféus e premiações, Fonseca começa a construir uma trajetória sólida no circuito profissional, mirando posições mais altas no ranking e, em breve, as chaves principais de Grand Slams.