O destaque do Esporte Clube Bahia no Campeonato Brasileiro de 2023, alcançando um histórico 8º lugar e conquistando uma vaga na Copa Libertadores, chamou a atenção de grandes clubes internacionais. Um dos protagonistas da equipe, o atacante Ademir, foi alvo de propostas do Krasnodar, líder do Campeonato Russo.
O clube russo apresentou duas ofertas pelo jogador, a mais alta avaliada em 2 milhões de euros (cerca de R$ 12,7 milhões na cotação atual), acrescida de bônus. Apesar do valor significativo, o Bahia recusou ambas as propostas, demonstrando a importância do atacante para os planos do time na temporada 2025, que inclui a disputa da Libertadores.
O atacante é natural de São Paulo. Mudou-se para a cidade de Patrocínio/MG logo aos 2 anos de idade. Começou sua carreira profissional no Clube Atlético Patrocinense, onde foi Campeão Mineiro do Módulo II em 2017.
América Mineiro
Após subir de divisão com o Patrocinense e considerado destaque no Campeonato Mineiro da primeira divisão, Ademir foi contratado pelo América/BH em 2018.
Na temporada de 2020, Ademir fez 14 gols em 50 partidas pelo América. Foi vice campeão do Campeonato Brasileiro da Série B, sendo o artilheiro do time e chegou às semifinais da Copa do Brasil, na melhor campanha da história do América na competição até então. Além de ter sido eleito como melhor atacante do Campeonato Mineiro.
Em 2021, chegou à final do Campeonato Mineiro 2021, saindo com a medalha de prata sendo vice campeão. Foi protagonista do América na Série A marcando 13 gols, dando 3 assistências e sendo o jogador com mais participações diretas em gols do time.
Com proposta do Atlético/MG, em sua despedida, Ademir marcou 2 gols na vitória sobre o São Paulo e levou o time à classificação inédita para Copa Libertadores da América pela primeira vez na história de 109 anos do clube. Pelo América, “Fumacinha” atuou em 121 jogos e anotou 32 gols.
Atlético Mineiro
Ademir assinou um pré-acordo com o Atlético em setembro de 2021, e foi anunciado oficialmente em janeiro para a temporada 2022, após o fim do seu vínculo com o América.
Conquistou o primeiro título com a camisa alvinegra na Supercopa do Brasil de 2022 sobre Flamengo e o segundo no Campeonato Mineiro 2022, onde teve boas atuações na campanha do time e ajudando com gols importantes, decidindo inclusive um clássico contra o arquirrival Cruzeiro.
Após a temporada de 2022, Ademir começou uma fase difícil no Atlético, passando a ter pouco espaço e recebendo muitas críticas da torcida.

em Patrocínio-MG sua cidade natal. foto: Edmar Cunha/Diário Patrocinense
Bahia
Foi quando apareceu uma boa proposta vindo do EC Bahia onde chegou em abril de 2023, assinando contrato até dezembro de 2025.
Atualmente com 28 anos, Ademir celebrou o fim de ano em sua cidade natal, Patrocínio/MG, mas manteve silêncio sobre as propostas russas. A diretoria do Bahia, por sua vez, enxerga o atacante como um dos pilares da equipe para os desafios da temporada 2025 ano e não parece disposta a abrir mão do atleta.