O Botafogo está muito próximo de anunciar Davide Ancelotti como seu novo treinador. Aos 35 anos, o filho de Carlo Ancelotti, atualmente auxiliar técnico da Seleção Brasileira, deve assumir o comando do Glorioso nos próximos dias. As tratativas avançaram significativamente nesta semana, e a expectativa é que o acordo seja oficializado em breve.
Davide foi escolhido para substituir Renato Paiva, demitido após a eliminação do Botafogo no Mundial de Clubes diante do Palmeiras. A diretoria alvinegra vê no italiano o nome ideal para implementar o “Botafogo Way” — filosofia de jogo moderno e ofensivo que o clube vem tentando consolidar desde sua transformação em SAF.
Saída facilitada da Seleção
Davide tem uma cláusula contratual que permite sua saída da Seleção Brasileira caso receba proposta para ser treinador principal de um clube, o que facilitou a negociação com o Botafogo. Além disso, seu contrato com a CBF não prevê multa rescisória, permitindo a transição sem custos.
Curiosamente, o jovem treinador só se juntou à comissão técnica de seu pai após não fechar com o Glasgow Rangers, clube com o qual vinha negociando. Sua chegada à CBF aconteceu apenas na segunda partida da última Data-FIFA, na vitória sobre o Paraguai, em março, em São Paulo.
Mesmo com a possível assinatura com o Botafogo, há uma cláusula que possibilita que Davide seja convocado novamente para integrar a comissão técnica da Seleção durante a Copa do Mundo de 2026, sem prejuízo à CBF.
Histórico e expectativa
Com sua chegada, Davide Ancelotti será o décimo treinador do Botafogo desde que o clube virou SAF, em abril de 2022. A rotatividade de técnicos é alta — a média é de um a cada seis meses. Somente Luís Castro permaneceu por mais de um ano.
A aposta em Davide é vista como ousada: apesar da pouca idade, ele tem no currículo experiências em clubes como Real Madrid, Bayern de Munique e Everton, todos ao lado do pai. Agora, terá a chance de liderar seu próprio projeto em um grande clube brasileiro.
Próximo compromisso
Enquanto o acerto não é formalizado, o Botafogo segue se preparando para o clássico contra o Vasco, marcado para sábado (12), às 16h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Os treinos serão comandados interinamente por Cláudio Caçapa, auxiliar técnico da comissão fixa do clube.
Com Davide Ancelotti no radar, o Botafogo sinaliza que busca estabilidade e visão de longo prazo, apostando em um perfil promissor para guiar o time na sequência da temporada.