O brasileiro Hugo Calderano protagonizou um feito histórico neste domingo (20), ao conquistar a Copa do Mundo de Tênis de Mesa, disputada em Macau, na China. Número 5 do ranking mundial, Calderano venceu o chinês Lin Shidong, atual líder do ranking, por 4 sets a 1 (6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5), e se tornou o primeiro atleta fora da Ásia e da Europa a levantar o troféu da competição.
A conquista inédita representa o maior resultado do tênis de mesa brasileiro e latino-americano em todos os tempos. Calderano, único representante de fora da Ásia no torneio, já havia garantido uma medalha inédita ao chegar à semifinal, quando derrotou o vice-líder do ranking, Wang Chuqin, também da China.
Na decisão, o brasileiro começou atrás no primeiro set, mas reagiu com autoridade, impondo um jogo técnico e ofensivo, dominando o rival nos sets seguintes. O desempenho foi tão impactante que Calderano deixou o ginásio emocionado, destacando a superação após as frustrações nos Jogos Olímpicos de Paris.
— Especialmente depois das Olimpíadas, é especial conquistar um título como esse. Eu sempre trabalhei muito, sempre acreditei em mim. Antes do torneio, eu estava para baixo. Só tenho a agradecer a todos que me apoiaram — declarou Hugo, em entrevista à CazéTV.
Caminho até o título Calderano teve uma campanha impecável. Foram seis vitórias até a final: derrotou Eugene Wang (Canadá), Yukiya Uda e Hiroto Shinozuka (Japão), Tomokazu Harimoto (3º do mundo), Wang Chuqin (2º) e, na decisão, Lin Shidong (1º).
Momento histórico Aos 28 anos, Hugo Calderano inscreve seu nome entre os maiores do esporte, colocando o Brasil no topo de uma das modalidades mais dominadas pela Ásia nas últimas décadas. Sua performance reforça o protagonismo cada vez maior do país nos esportes olímpicos.