O Atlético Clube Três Corações vem a público esclarecer sua torcida sobre os recentes acontecimentos envolvendo a equipe e sua participação no Campeonato Mineiro Sub-20.
No processo 358/2024, a Procuradoria da Justiça Desportiva denunciou o clube alegando irregularidades no pagamento da taxa de arbitragem na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro de 2024. A denúncia pedia a suspensão do clube por 2 anos de todas as competições organizadas pela Federação Mineira de Futebol (FMF), além de outras penalidades.
No primeiro julgamento, realizado em 27 de novembro de 2024, o Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD/MG) absolveu integralmente o Três Corações, destacando a inexistência de provas que justificassem a punição.
A Procuradoria recorreu da decisão, e o caso foi levado ao Tribunal Pleno. No novo julgamento, não foi ratificada qualquer suspensão, ou seja, o Três Corações não estava impedido de disputar competições. A única penalidade aplicada foi uma multa de R$20.000,00, posteriormente reduzida para R$5.000,00 pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Além disso, todos os dirigentes do clube foram absolvidos de todas as acusações.
Diante da exclusão do clube do Conselho Técnico do Campeonato Mineiro Sub-20 de 2025, o Três Corações ajuizou mandados de garantia no TJD/MG e no STJD, que ainda estão pendentes de julgamento.
Após analisar o processo 358/2024, a relatora do STJD intimou o TJD/MG e a DCO/MG para que provassem que a homologação da suspensão do Três Corações havia sido feita. Ocorre que essa homologação nunca foi realizada.
Com essa intimação do STJD, a DCO/MG solicitou a homologação da suspensão e o Presidente do TJD/MG abriu um novo processo para analisar esse pedido. O mais grave é que isso aconteceu após a realização do Conselho Técnico do Campeonato Mineiro Sub-20, ou seja, o Três Corações nao foi convocado para o arbitral sem que houvesse qualquer homologação da suspensão até o presente momento.