Nesta sexta-feira (3), o Botafogo oficializou a saída de Artur Jorge, que assinou sua rescisão de contrato. O técnico português, que já tem um acordo com o Al-Rayyan, do Catar, encerra sua passagem vitoriosa pelo Alvinegro com dois títulos importantes: a Libertadores e o Campeonato Brasileiro.
O distrato foi firmado com novos termos: os bônus que o treinador teria direito por conquistas em 2024 (estimados em 3,1 milhões de euros, ou R$ 19,6 milhões) serão liquidados pelo clube catari. Assim, o Botafogo não precisará arcar com esses valores, nem o Al-Rayyan precisará pagar a multa rescisória de 3 milhões de euros (cerca de R$ 19,1 milhões). O acordo foi feito em comum acordo entre as partes.
Artur Jorge, que chegou ao Botafogo em abril de 2024, dirigiu a equipe em 55 jogos, conquistando 31 vitórias, 15 empates e nove derrotas. Apesar do acerto com o Al-Rayyan ainda não ter sido formalizado, o treinador passou a virada do ano em Doha, reforçando as expectativas de que será o novo técnico da equipe catariana.
Durante entrevista ao portal português Mais Futebol, Artur revelou que recebeu sondagens de clubes brasileiros, portugueses e do Oriente Médio, mas tudo indica que sua próxima jornada será no Catar.
Próximo Passo
A saída de Artur Jorge abre uma nova fase no Botafogo, que agora buscará um substituto à altura para comandar a equipe em 2025. Enquanto isso, o Al-Rayyan se prepara para anunciar o técnico português como seu novo comandante, fortalecendo sua estrutura para a próxima temporada.