Na noite desta terça-feira (1), o Atlético Mineiro terá um desafio que vai além de enfrentar o Cienciano: a altitude de 3.400 metros de Cusco. Após uma estreia decepcionante no Campeonato Brasileiro, onde perdeu por 2 a 1 para o Grêmio, a equipe comandada por Cuca volta a campo em busca de uma vitória que possa trazer confiança para a sequência da temporada. O jogo, que abre o Grupo H da Copa Sul-Americana, está marcado para as 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Inca Garcilaso de La Vega.
Desafios da altitude
Enfrentar o Cienciano não será a única dificuldade para o Atlético. A altitude de Cusco, localizada a mil quilômetros de Lima, representa um verdadeiro teste físico para os jogadores. O ar rarefeito pode afetar o desempenho da equipe, e é por isso que Cuca planeja um time com “mais pulmão”. Na tarde de segunda-feira (31), o Alvinegro realizou seu único treinamento no Peru, onde ajustes foram feitos para lidar com as condições adversas.
Mudanças na escalação
Conforme informações apuradas pela Itatiaia, o técnico Cuca deve promover pelo menos duas alterações em relação ao time que iniciou o jogo em Porto Alegre. A primeira mudança será a entrada de Rubens no lugar de Alan Franco, que não está 100% fisicamente. Além disso, o lateral-direito Natanael pode ser poupado, abrindo espaço para Renzo Saravia. Na lateral esquerda, Guilherme Arana pode dar lugar a Caio Paulista, uma alteração que foi testada durante o treino.
Desfalques no Galo
O Atlético também enfrenta problemas no departamento médico. Os atacantes Caio Maia e Cadu se recuperam de cirurgias no joelho, enquanto Brahian Palacios sofreu uma nova lesão muscular na coxa direita, aumentando a preocupação em relação às opções ofensivas da equipe.
Prováveis escalações
Jogo: Cienciano-PER x Atlético
Motivo: 1ª rodada do Grupo H da Copa Sul-Americana
Local: Estádio Inca Garcilaso de La Vega, em Cusco, Peru
Horário: 19h30 (local); 21h30 (de Brasília)
Data: 1º de abril de 2025 (terça-feira)
Cienciano-PER
Juan Bolado; Josué Estrada, Leonel Galeano, Danilo Ortiz; Alexi Gómez, Luis Benites, Árias, Ramua; Gentile, Romagnoli e Carlos Garcés. Téc: Cristian Leonel Díaz.
Atlético
Everson; Renzo Saravia (Natanael); Lyanco, Junior Alonso; Guilherme Arana (Caio Paulista); Rubens (Alan Franco), Gabriel Menino; Gustavo Scarpa; Rony, Tomás Cuello e Hulk. Técnico: Cuca
Arbitragem
Leandro Rey (ARG), auxiliado por Gabriel Chade (ARG) e Facundo Rodríguez (ARG)
VAR: Hector Paletta (ARG)