A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (6) os documentos técnicos da Copa do Brasil 2025, incluindo o regulamento e a tabela básica da competição. O torneio, que tem início previsto para 19 de fevereiro, contará com 92 clubes e se estenderá até as finais, marcadas para os dias 2 e 9 de novembro.
Novidade no critério de classificação na primeira fase
A principal alteração está no critério de desempate nas duas primeiras fases, que são disputadas em jogo único. Antes, em caso de empate, o time melhor ranqueado pela CBF avançava automaticamente. Agora, as vagas serão decididas em cobranças de pênaltis, proporcionando maior competitividade desde o início do torneio. Na segunda fase, esse formato de decisão por pênaltis já era utilizado.
Participação dos clubes
Os 92 clubes disputarão o torneio em formato de mata-mata. No entanto, 12 equipes entram diretamente na terceira fase, são elas:
- Classificados pelo Brasileirão 2024: Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians, Bahia e Cruzeiro.
- Demais classificados: Paysandu (campeão da Copa Verde), CRB (melhor classificado pela Copa do Nordeste) e Santos (campeão da Série B).
Os outros 80 clubes começam a competição a partir da primeira fase, que será organizada em potes conforme os rankings e as chaves de confronto.
Primeiros confrontos organizados pelos potes
Pote A vs. Pote E:
- Pote A: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Bragantino, Cuiabá, Fluminense, Grêmio, Juventude, Vasco.
- Pote E: Águia de Marabá, ASA-AL, FC Cascavel-PR, Maringá-PR, Pouso Alegre-MG, Porto Velho-RO, São Raimundo-RR, Sousa-PB, Tocantinópolis-TO, União Rondonópolis-MT.
Pote B vs. Pote F:
- Pote B: Brusque, Ceará, Coritiba, Criciúma, Operário-PR, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Sport, Vila Nova-GO, Vitória.
- Pote F: Ceilândia-DF, Concórdia-SC, Humaitá-AC, Inter de Limeira-SP, Maranhão, Operário-MS, Operário VG-MT, Sergipe, Trem-AP, Tuna Luso-PA.
Pote C vs. Pote G:
- Pote C: ABC, Amazonas, Botafogo-PB, Confiança, CSA, Ferroviário-CE, Náutico, Novorizontino, Remo, Tombense.
- Pote G: Boavista-RJ, CSE-AL, GAS-RR, Maracanã-CE, Olaria-RJ, Portuguesa-RJ, Parnahyba-PI, Rio Branco-ES, Rio Branco VN-ES, Santa Cruz-RN.
Pote D vs. Pote H:
- Pote D: Altos-PI, América-RN, Aparecidense-GO, Athletic Club-MG, Caxias-RS, Manaus, Nova Iguaçu-RJ, Portuguesa-RJ, Retrô-PE, São José-RS.
- Pote H: Barcelona de Ilhéus-BA, Barcelona-RO, Capital-DF, Dourados-MS, Guarany de Bagé-RS, Independência-AC, Jequié-BA, Oratório-AP, União-TO, Votuporanguense-SP.
Expectativa para a competição
A mudança no regulamento visa aumentar o equilíbrio nos primeiros jogos da competição e promete maior emoção para os torcedores. Com equipes de todas as regiões do país, a Copa do Brasil segue como um dos torneios mais democráticos e imprevisíveis do calendário nacional.