Logo ACEB – www.aceb.esp.br
Em resposta à repercussão entre rádios e web rádios, a Associação de Cronistas Esportivos do Brasil – ACEB publicou nota oficial e, sobretudo, tranquilizou o mercado: as câmeras ligadas e direcionadas exclusivamente para dentro das cabines de transmissão seguem autorizadas, portanto não houve qualquer mudança de regra. Ao mesmo tempo, permanece proibida a captação de imagens do campo por veículos que não possuem direitos de transmissão, o que, aliás, já estava previsto nos regulamentos.
Além disso, o esclarecimento foi confirmado na sexta-feira dia 13 de fevereiro após contato direto do diretor de Comunicação da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, Fábio Seixas, com o presidente da ACEB, Erick Castelhero. Segundo a entidade, tudo partiu de um mal-entendido na leitura do Manual de Competições 2026 e, por isso, todos os fiscais da CBF já receberão orientação atualizada, o que garante mais segurança operacional para as equipes de imprensa.
Enquanto isso, a nota ganhou força após decisões consideradas confusas de supervisores da CBF durante jogos da 3ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Na ocasião, algumas emissoras foram impedidas, em determinados estádios, de registrar imagens apenas de seus próprios profissionais, o que gerou reação imediata do setor. Ainda assim, a ACEB reforçou que continua valendo o acordo firmado em 7 de agosto de 2025 com o presidente da CBF, Samir Xaud, com participação de Fábio Seixas: não haveria alterações na atuação da imprensa dentro das cabines.
Portanto, segue mantido o entendimento estabelecido no início do atual mandato, e, consequentemente, rádios e web rádios podem trabalhar com normalidade nas cabines. Com isso, a ACEB destaca que o diálogo permanece aberto, ao passo que a CBF se compromete a alinhar seus fiscais, garantindo, assim, previsibilidade, transparência e respeito às rotinas do jornalismo esportivo brasileiro.






