Estádio Parque do Sabiá, antigo Estádio João Havelange, no dia de sua inauguração no dia 27 de maio de 1982 recebendo o jogo Brasil 7×0 Irlanda do Norte – Foto: Futel/Divulgação
O Estádio Parque do Sabiá, administrado pela Prefeitura de Uberlândia por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), comemora nesta terça-feira dia 27 seus 43 anos de história, marcados por partidas de futebol inesquecíveis e grandes eventos culturais.
Inicialmente recebendo o nome de Estádio João Havelange, ao longo dessas mais de quatro décadas, o espaço recebeu jogos marcantes, como a goleada do Flamengo por 5 a 0 contra a Portuguesa na 8ª rodada do Campeonato Carioca, realizada em 5 de fevereiro de 2025, diante de 16.396 torcedores, além da vitória do Cruzeiro sobre o Vasco da Gama por 1 a 0 na 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, em 27 de abril também deste ano, com público de 15.398 espectadores.
Recentemente, o estádio passou por melhorias significativas, como a instalação de um novo sistema de iluminação com 148 projetores de LED, que permite a realização de partidas noturnas de competições internacionais, atendendo às exigências da Conmebol.
Além disso, o gramado foi recuperado, e serviços de manutenção, poda, limpeza e irrigação também foram realizados, garantindo melhores condições para jogos e eventos.
Segundo Edson Zanatta, diretor-geral da Futel, “graças à manutenção diária e às melhorias constantes, o Parque do Sabiá se consolidou como um dos principais palcos esportivos do país, beneficiando a economia local e atraindo grandes eventos”.
Com uma estrutura que abrange 15 mil metros quadrados, o estádio é adaptado para cadeirantes, incluindo elevador, e tem capacidade para receber até 39.990 pessoas em eventos esportivos e até 46.782 em shows, quando o gramado é utilizado para o público.
São 68 saídas de emergência, 21 banheiros, quatro vestiários, sala de imprensa, cabine de transmissão, departamento médico, bares, bilheteria, camarotes e diversas áreas de controle.
Desde sua inauguração, em 27 de maio de 1982, com público superior a 75 mil torcedores que assistiram o jogo entre Brasil e Irlanda do Norte, que terminou 7 a 0 para o Brasil, o estádio sediou importantes competições, como o Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, a Copa dos Campeões Sul-Americanos de Clubes, além de jogos do Campeonato Brasileiro e da Taça Libertadores.
No cenário local, destaca-se a conquista do Uberlândia Esporte Clube na Taça CBF, em 1984. Além do futebol, o Parque do Sabiá também se tornou palco de grandes shows, recebendo artistas nacionais e internacionais como Roberto Carlos, Ivete Sangalo, Gusttavo Lima e Villa Mix, consolidando-se como um espaço multifuncional de destaque em Uberlândia. A trajetória do estádio reflete sua importância cultural, esportiva e social, reafirmando seu papel como símbolo de orgulho para a cidade e região.